ICP/CEP Cultural Exchange Program – Quero trabalhar na Disney!

E aí, gente! Bom, hoje estou aqui pra falar sobre o ICP ou CEP que é o programa de trabalho da Disney. E SIM, você pode trabalhar na Disney! O nome do programa é Cultural Exchange Program e ele acontece todos os anos pra gente aqui do Brasil em uma parceria da Disney com a STB, empresa de intercâmbio aqui do nosso país.

Eu participei do programa de Novembro de 2017 a Fevereiro de 2018 e posso dizer que foi uma das melhores experiências da minha vida! Ok, então como fazer para participar desse programa e ter uma experiência de trabalho no exterior como essa? Vou escrever aqui baseada no processo seletivo do meu ano e no que está acontecendo agora em 2018.

O programa de trabalho da Disney ocorre em mais ou menos dois meses, no final do ano até o começo do ano seguinte. Você tem a oportunidade de trabalhar no complexo Disney (parques, resorts e etc) ganhando $10 dólares por hora e vivendo em condomínios que a Disney oferece (mas você paga tipo um aluguel, neném). Ele tem alguns pré-requisitos como ter 18 anos, estar matriculado e cursando uma universidade de quatro anos de duração reconhecida pelo MEC, ter inglês fluente (na realidade, um intermediário/ avançado já é suficiente! O que eles querem é que você saiba se comunicar) ter disponibilidade de viajar nas datas oferecidas pelo programa, ter condições financeiras de cobrir alguns custos iniciais e ser uma pessoa flexível que tenha interesse em conhecer novas culturas e aprender muito em um país diferente do seu.

PRIMEIRA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO

Agora que você já sabe o básico sobre o programa, começa os preparativos para a primeira fase. O primeiro passo para se inscrever para o processo é entrar no site http://www.palestrascep.stb.com.br/ e garantir a sua vaga para uma das palestras. Se você está lendo isso este ano (2018) essa etapa do processo já aconteceu, no dia 19/04. Mas não desista! Você ainda pode concorrer. O que acontece é que as pessoas que se inscreveram com certeza vão poder prestar o programa pois vão assistir a palestra. Você que não se inscreveu tem a oportunidade de tentar a fila de espera em uma das palestras e pode ser que tenha uma bem perto de você ou da sua cidade. Esse ano as palestras vão acontecer em:

Goiânia

Local: PUC Campus I – Área II – Auditório I – Bloco C

Endereço: Av. Universitária 1440, Setor Universitário

Capacidade da palestra: 200 pessoas

Data e horários: 07 de Maio às 10h e às 19h

Belo Horizonte

Local: ICBEU

Endereço: Rua da Bahia 1723

Capacidade da palestra: 220 pessoas

Data e horários: 14 de Maio às 10h e às 16h

Recife

Local: Faculdade Estácio – Boa Viagem

Endereço: Rua Padre Bernardino Pessoa, 512 (Anexo ao Colégio Santa Maria

Capacidade da palestra: 120 pessoas

Data e horários: 22 de Maio às 10h e às 19h

Florianópolis

Local: UNISUL – Auditório G – Campus Pedra Branca

Endereço: Avenida Pedra Branca, 25 – Cidade Universitária, Palhoça

Capacidade da palestra: 200 pessoas

Data e horários: 04 de Junho às 10h e às 19h

São Paulo

Local: Instituto Mauá de Tecnologia – Auditório H

Endereço: Praça Mauá 1 – Mauá, São Caetano do Sul

Capacidade da palestra: 240 pessoas

Data e horários: 09 de Junho às 9h, 11h30, 14h e às 16h

Lembrando que é bom chegar com antecedência, então se programem, principalmente se você pretende tentar a fila de espera. TODAS as palestras tem fila de espera e bastante pessoas acabam entrando porque muitas não aparecem, então chegue cedo e tente garantir a sua oportunidade!

Na palestra a STB vai explicar o processo seletivo, como é a oportunidade, os custos básicos (que basicamente são passaporte, visto, primeira semana na Disney, passagens, seguro viagem e taxas) o que gira em torno de 3 mil reais, o que é Disney Look, salário e o que eles esperam das entrevistas – prestem atenção porque muitas das dúvidas são esclarecidas nesse dia e você pode ter uma noção básica de como funciona o processo e, se der sorte, ter algumas dicas do que eles buscam nas entrevistas! Se prepare porque você vai ter que levar alguns documentos pra eles nesse dia, então organize tudo antes pra ter certeza de que não falta nada. Que documentos são esses? Documento com foto, senha da STB (com a data e hora da sua entrevista – eles entregam depois da palestra), currículo em inglês, foto, cópia do passaporte com validade até abril do ano seguinte e alguns documentos que vocês recebem pelo portal da STB (termos e condições, role checklist, proof of student status form (dá uma conferida aqui no informativo da STB http://www.palestrascep.stb.com.br/). No site diz que isso deve estar preenchido e assinado, isso eles te ensinam como fazer na palestra! Você pode fazer antes mas eu esperaria a palestra pra saber direitinho como eles querem o preenchimento.

Dica: A entrevista não é um bicho de sete cabeças! Vocês tem tempo pra treinar seu inglês e até mesmo as perguntas da entrevista, então o mais importante: tenha calma e não deixe o nervosismo te tomar na hora! Você vai estar preparado até lá.

Dica 2: O pessoal que já fez e que vai prestar o programa tem um grupo super legal de ajuda no face que chama Futuros Disney Cast Members e o ano do programa, para esse ano o grupo é Futuros Disney Cast Members 2018/2019. E, caso você se interesse, o do ano anterior é Futuros Disney Cast Members 2017/2018. Lá os Alumnis (pessoas que já foram no programa) ajudam os NC (vocês que estão prestando o programa agora)! Seja tirando dúvidas, falando sobre suas experiências, esclarecendo como funcionam algumas coisas  e postando coisas úteis em meio à tanta tour não tão útil assim, como um pdf com as possíveis perguntas da entrevista (basicamente são perguntas sobre você, seu curso, porque você quer trabalhar na Disney, Disney Look, o que a Disney vai agregar pro seu currículo, sua vida e etc). Atenção! Eles não querem respostas decoradas, eles querem conhecer mais sobre você e seus objetivos e, assim, ver se seu perfil cabe com o que eles buscam!

A ENTREVISTA – PRIMEIRA FASE

Você vai entregar todos os seus documentos e entrar pra sala de entrevista com mais uma, duas ou três pessoas. Isso depende de cada local, por exemplo, no ano passado eu fiz com mais duas pessoas e em outros locais foram duas ou quatro por vez, tudo depende. Com seu currículo e dos outros candidatos a entrevistadora vai fazer as perguntas e vocês vão respondendo. Ela pode ou não direcionar a pergunta então esteja preparado para impor seu espaço na estrevista, isso significa falar e esclarecer o suficiente de você sem sabotar o tempo dos coleguinhas porque eles também tem que ter a chance deles! Na minha entrevista (que foi com a Fernanda, que não trabalha mais na STB) as perguntas foram direcionadas e ela realmente parecia interessada em tudo o que a gente falava. O nervosismo me dominou demais e eu vejo que isso atrapalhou meu desenvolvimento, mas ainda assim deu certo e eu e os outros dois candidatos passamos para a segunda fase (sei disso porque os vi em São Paulo no dia da entrevista da segunda fase). Ou seja, não tem uma lógica de seleção, tem grupos que passam todos, grupos que passam um, dois ou nenhum.. vai da entrevistadora.

PREPARATIVOS PARA A SEGUNDA FASE

Agora vou me basear no meu processo seletivo do ano passado.. O resultado da primeira fase saiu no dia 22/06 (e os Stand-by – fila de espera, nem totalmente aprovados nem reprovados – foram chamados até o dia 10/08 – a primeira fase tem três resultados: APROVADO – STAND-BY – REPROVADO) no período da manhã no próprio site da STB através do seu cadastro. Depois de saber o resultado você faz seu cadastro na área de selecionados (se você passou, claro!) e faz o application – essa etapa foi do dia 03/07 até o dia 10/07. O agendamento da segunda entrevista (a que acontece com um recrutador da Disney que vem pra São Paulo realizar a segunda fase do processo) aconteceu do dia 18/07 até o dia 20/07. SIM, a segunda fase é só em São Paulo, então as pessoas de outros estados tem que vir pro Sudeste pra realizar a entrevista e custear tudo porque nem a Disney nem a STB pagam nada. E as entrevistas aconteceram do dia 14/08 até o dia 18/08 na sede da Disney em São Paulo.

SEGUNDA ENTREVISTA E RESULTADO

A minha entrevista foi no dia 17/08 e eu acabei caindo com o Javier. A entrevista é individual direto com o entrevistador e você também tem que levar uma porrada de documentos que eles exigem. Quando cheguei vi as salas e os recrutadores, eram uns seis, e olhei pro Javier e a cara de bravo dele. Já pensei que não queria ir com ele, ainda mais porque na sala que ele tava fazendo entrevista tinha uma outra recrutadora fazendo entrevista ao mesmo tempo, o que não acontecia nas outras. E adivinha, claramente caí com ele hahahah. Mas a entrevista foi ótima! Ele não esboça muita reação, mas ele é muito educado e interessado no que você diz. Me perguntou qual roles eu queria e eu disse que queria Performer (personagem) e Attractions (atrações, rides, shows…). Ele me explicou os prós e contras de cada um, perguntou sobre minha universidade, meu curso, porque queria trabalhar na Disney e tive uma interação super legal falando sobre o filme da Bela e a Fera, inclusive com a menina que estava fazendo entrevista na mesma hora que eu com a outra entrevistadora. No fim, não sabia se tinha passado ou não pela falta de reação dele, mas no dia 31/08 recebi o e-mail que SIM, EU TINHA PASSADO PARA TRABALHAR COMO ATTRACTIONS (e aí você pode aceitar ou recusar a oferta de trabalho,! O resultado da segunda entrevista sai em ondas, ou seja, durante uns dias os resultados vão aparecendo no e-mail dos entrevistados (isso quer dizer, sem hora prevista, vai aparecendo no e-mail de cada pessoa e você vai descobrindo pelos grupos do face, whats e etc..). Torturante, eu diria, mas vale muito a pena!

PREPARATIVOS PRÉ EMBARQUE

Por fim, se você foi aprovado na segunda fase do seu programa, em meados de outubro e novembro você faz a sua entrevista com o consulado para fazer todo o procedimento de tirar o visto. É nessa parte do processo que você faz seus cadastros nos portais da Disney e preenche o maior número de documentos que eu já preenchi na vida. Tudo sobre sua oferta de trabalho, preferência de condomínio, propriedade intelectual, jornada de trabalho, salário, documentos do governo americano, etc etc etc e é nesse momento também que você paga algumas taxas também como a do Housing (onde você vai morar) e seu plano de saúde que tem que ser o que a Disney exige (Lloyd’s of London), isso da mais ou menos $600 dólares. Tinham quatro datas para o programa (não embarca todo mundo no mesmo dia), foram quatro datas e a minha foi do dia 27/11/2017 até dia 01/02/2018. Uma das datas era embarcar uma semana antes e voltar uma semana antes da minha. A outra era embarque no mesmo dia que eu e volta dia 15/02/2018 e a última era embarque no dia 04/12/2017 e volta dia 22/02/2018 (essas duas foram as maiores datas).

Bom, basicamente é isso! Tentei resumir ao máximo algumas informações sobre o processo seletivo e espero ajudar vocês a conseguir seguir com o sonho de vocês e trabalhar em um dos lugares mais mágicos do planeta! E sempre lembre: fique calmo/a e confie no seu potencial!

 

Giovana Coelho

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